O Curso de Cinema Antirracista é um curso de audiovisual com abordagem expositiva, voltado para profissionais do audiovisual, da cultura e estudantes em geral, interessados em ampliar seus conhecimentos com objetivo de atuar como multiplicadores dos valores democráticos, humanistas e antirracistas.
''O curso tem o enfoque teórico e crítico, contextualizando a produção do cinema negro contemporâneo. É um curso para discutirmos abordagens, narrativas e interseções da cor da pele com outras identidades e territórios.'' - Clementino Junior
O curso foi realizado em 04 edições, em diferentes equipamentos da SMC-RJ: Lona Cultural Jacob do Bandolim (Jacarepaguá), Nave do Conhecimento Engenhão (Engenho de Dentro), Areninha Carioca Gilberto Gil (Realengo) e MUHCAB - Museu da Historia e da Cultura Afro-Brasileira (Gamboa) , com turmas de até 50 alunos e classificação etária de 18+. Cada edição teve duração de um mês, na seguinte formatação: 04 encontros (aos sábados), ministrados por especialistas da área, com 4h de duração, totalizando 16 horas de formação com certificação. Foram apresentados filmes e noções básicas sobre a linguagem audiovisual, o histórico referente às implementações de políticas públicas de direitos humanos bem como suas representações fílmicas.
Coordenado pelo cineasta, pesquisador e educador Clementino Junior e ministrado pelos profissionais Marco Aurelio Correa, pedagogo, escritor e pesquisador, Rejane Neves, roteirista, diretora e educadora, André Sandino, cineasta e cineclubista e Alek Lean, cineasta e pedagogo, o curso é uma realização da Asbrinc em parceria com o Cineclube Atlântico Negro e fomento da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro através do Programa de Fomento à Cultura Carioca (FOCA 2022) da Secretaria Municipal de Cultura.