top of page

Nossa história

A ASBRINC - Associação Brincar e Crescer, fundada em 20 de fevereiro de 2004,  é uma associação civil de natureza filantrópica, sem fins lucrativos que desenvolve diversos projetos sociais educacionais e culturais para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Seus projetos são extensivos aos familiares e a comunidade em geral e abrangem cursos diversos, simpósios, palestras, organização de fóruns temáticos, ações sociais, culturais e educacionais.

 

As raízes do trabalho social da Asbrinc remontam ao final da década de 1980 quando as religiosas da Província Brasileira do Sagrado Coração de Jesus expandiram seu compromisso educacional e social para as comunidades do entorno do seu colégio que ficava situado na Rua Ferreira de Almeida, na região do Alto da Boa Vista. 

O compromisso das Religiosas com a educação popular levou-as a fundarem a Creche Madalena Sofia, que atuou muitos anos atendendo a demanda de educação infantil para as mães trabalhadoras da região, além de desenvolver inúmeras ações sociais e culturais para as comunidades, como o projeto de Alfabetização de Adultos. Na Creche, as religiosas, em parceria com leigos, preocuparam-se em garantir um atendimento de qualidade inserindo-se no movimento de luta por educação infantil pública e gratuita até que, em 2012 a prefeitura inaugurou um Espaço de Educação Infantil (EDI) na comunidade do Mata Machado.

Desde então, a Asbrinc iniciou um novo ciclo de projetos para atender a demanda de trabalho social de adolescentes e jovens, como o Cine Floresta Nossa que ofereceu oficinas de vídeos e ensino audiovisual aliado à formação social e política. Em 2014 o Cine recebeu o reconhecimento do Ministério da Cultura como um importante espaço de produção e difusão de cultura, tornando-se o Ponto de Cultura Cine Floresta Nossa, com financiamento da Secretaria Municipal de Cultura.

Em 2015, com patrocínio da Cáritas Brasileira, a Asbrinc criou o Fórum Permanente dos Direitos de Crianças e Adolescentes do Alto da Boa Vista, com o objetivo de propiciar a interlocução de diversos atores sociais para produção de redes de ação e reflexão com participação e protagonismo da juventude do Alto da Boa Vista.

 

Nos anos que se seguiram, com o aumento da demanda e reiterando os esforços em conciliar a formação educacional com experimentos culturais e políticos, foram implementados outros projetos:

Aprendizagens Afirmativas, financiado pela Província Brasileira do Sagrado Coração de Jesus, com oficinas de apoio pedagógico nas áreas de Ciências, Português, Matemática, Geografia, História e Língua Estrangeira;

Pré-Vestibular Social que em 2020/2021 ofereceu aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio, atendendo jovens de diferentes regiões do Brasil de forma remota, com uma ampla equipe de educadores de diferentes disciplinas;

Projeto Profissões, derivado do Pré-vestibular Social, que promoveu o encontro remoto de jovens pré-vestibulandos com profissionais de diferentes áreas de atuação, tirando suas dúvidas sobre carreira, mercado de trabalho e a prática das profissões;

Cineclube Juventude em Tela que em 2020/2021, em parceria com o FNS - Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB - Campanha Nacional dos Bispos no Brasil, promoveu entre os jovens o debate sobre temas relacionados aos direitos da juventude e políticas públicas destinadas a este segmento através de obras do audiovisual.

Atualmente a Asbrinc executa os seguintes projetos:

Redes Afirmativas - Se A Favela Fosse Minha, financiado pela Província Brasileira  do Sagrado Coração de Jesus, que visa a formação de jovens, de diferentes comunidades,  para a  criação e gestão de projetos sociais em seus territórios;

CIEL - Complementação Integrada Ensino e Lazer que atua no apoio pedagógico e na ampliação do universo cultural de jovens do 6° ao 9° ano; também financiado pela Província;

Rumo à Tela, voltado para o investimento na autonomia pessoal e reinserção social de jovens com histórico de violação de direitos, abrigados em Casas de Acolhida;

Cine Floresta Nossa 2022, que em parceria com a Ong Favela em Desenvolvimento, oferece o curso de cinema para jovens de diferentes regiões do Rio de Janeiro, através de um dinâmico processo de aprendizagem com  uso de diferentes linguagens que se articulam em torno do cinema. (Saiba mais sobre os nossos projetos!)

Adotamos uma gestão participativa, com uma atuação dinâmica dos alunos, pais e educadores no planejamento, gestão e avaliação das atividades ofertadas. Acreditamos na construção de uma sociedade justa, igualitária, digna organizada a partir dos interesses das classes trabalhadoras. Acreditamos que os jovens de periferia devem ser protagonistas e multiplicadores de seus direitos sociais e políticos!

Equipe

Temos uma equipe interdisciplinar, formada por educadores de áreas artísticas (teatro, cinema e comunicação) e professores de diferentes disciplinas, além de assistente social, assistente administrativo, e cozinheira.

Além da equipe, cada projeto conta com um grupo de trabalho com formação referente às áreas de cada projeto. O trabalho da equipe é alimentado pelo programa de monitoria, composto por jovens, alunos ou ex-alunos dos projetos. Esses monitores assumem funções específicas, sob supervisão da equipe e são preparados para tornarem-se multiplicadores do projeto.

Captura de Tela 2022-06-02 às 23.11_edited.jpg

Ir. Maria Cecília

Presidenta Emérita

_MG_1992_edited.jpg

Daniel Paes

Presidente

Laura Castro

Editora chefe

_MG_1980(1)_edited.jpg

Deise Nunes

 Assessora Sociopedagógica

Laura Castro

Editora chefe

_MG_1951_edited.jpg

Luciane Beja

Assistente Social

Laura Castro

Editora chefe

_MG_1979_edited_edited.jpg

Paula Marques

Coordenadora de projetos e Educadora

_MG_1965_edited.jpg

Barbara Giannini

Assistente Administrativo

_MG_1958_edited.jpg

Danny Santos

Cozinheira

_MG_2000_edited.jpg

Vanessa Amorim

Coordenadora de projetos e professora de Matemática 

9734564-default-avatar-profile-icon-of-social-media-user-vetor.jpeg

Edmara Carvalho

Professora de Português

9734564-default-avatar-profile-icon-of-social-media-user-vetor.jpeg

Marcelo Laranjeira

Educador

9734564-default-avatar-profile-icon-of-social-media-user-vetor.jpeg

Anailson Santos

Estagiário de Serviço Social

Nosso espaço

A ASBRINC - Associação Brincar e Crescer está localizada na Estrada das Furnas, 220, 1° subsolo do prédio anexo à Paróquia Nossa Senhora da Luz no Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro/RJ. 

 

Confira a visita virtual do nosso espaço:

Participações e Certificados 

A participação em conselhos de direitos e fóruns populares faz parte dos compromissos éticos e políticos da Asbrinc, assim como a interação com movimentos sociais que convergem com as pautas e lutas a favor do direito à vida, a sociabilidade, a dignidade, a liberdade, o estado de Direito e a Democracia. A Asbrinc possui seus registros regularizados no Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, e possui a certificação como Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS, além de integrar o Núcleo de Educação Popular – NEP da Província da Congregação do Sagrado Coração de Jesus no Brasil, a RED – Rede latino-americana e caribenha de educação popular e o Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente  do Rio de Janeiro

Certificado de Reconhecimnto Social
WhatsApp Image 2022-05-30 at 18.08.54.jpeg

Em dezembro de 2021 o projeto Rumo à Tela proporcionou à Asbrinc o recebimento do Certificado de Reconhecimento Social concedido pela Secretaria Municipal de Assistência Social através da Subsecretaria de Proteção Social Especial da cidade do Rio de Janeiro.

​Parcerias e Apoios

243165825_2747939328838089_6015289035501089732_n-removebg-preview.png

Província Brasileira da Sociedade do Sagrado Coração de Jesus

CF-horizontal-positivo.png
favela em desen sem fundo.png
RIOPREFEITURA horizontal azul.png
logo-fns.png
caritas (2).png
cnbb-logo.png
bottom of page