
CIEL - Complementação Integrada
Ensino e Lazer
O projeto CIEL - Complementação Integrada Ensino e Lazer oferece atividades de convivência, socialização e suporte pedagógico a adolescentes de 12 a 16 anos, além do acompanhamento social de suas respectivas famílias, contribuindo para o fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares através da oferta de atividades complementares no contraturno escolar. Recebendo suporte social, psicológico e nutricional, os adolescentes passam parte do dia na sede da Asbrinc participando de atividades pedagógicas complementares ao conteúdo escolar nas disciplinas de Português e Matemática, bem como oficinas criativas nas áreas de teatro, audiovisual e novas tecnologias, para garantir direitos, para ampliação no acesso às demais políticas públicas e expansão de seus universos culturais.
O projeto articula o reforço escolar com atividades de cultura e lazer integrando e interagindo com temas geradores. A integração destas atividades é feita através de uma metodologia de trabalho com projetos, a partir da proposta de Hernandez e Paulo Freire em que as atividades são planejadas e propostas pelos/as alunos/as, tendo o professor como mediador na elaboração das atividades e, como eixo e tema gerador a vida na comunidade, sua história, tradições e problemas sociais e ambientais, tais como assédio, violência, racismo, uso consciente das redes sociais, entre outros. O tema gerador é sempre relacionado a algo da vivência dos alunos, de suas perguntas, curiosidade e interesse. Esta metodologia de trabalho, dá oportunidade de integrar o reforço do aprendizado com produção de vídeos, oficinas de fotografia, poesia, teatro, literatura e passeios culturais.
O projeto CIEL - Complementação Integrada Ensino e Lazer, ofereceu ainda, um curso preparatório para o processo seletivo de ingresso em escolas públicas e privadas como o Colégio Pedro II, Cap Uerj, Marista, entre outros. Auxiliando os pais e alunos em todas as etapas de seleção: inscrição, simulados de provas e redação. A iniciativa surgiu a partir do ingresso da aluna Sofia Martins no Colégio Pedro II, após orientação e incentivo dos educadores da Asbrinc. Com o resultado positivo, abrimos uma turma específica para o preparatório, para alunos do 5º ano do ensino fundamental, que garantiu a aprovação de outros alunos, como foi o caso do Bernardo José e Samuel Ferreira, aprovados no Pedro II e CapUerj, e Heitor Lino, medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.





