top of page

Pré-Vestibular Social

Com o objetivo de melhorar o desempenho escolar de jovens e adultos, e a fim de promover a inclusão dos mesmos no mercado de trabalho, iniciamos no ano de 2020 o projeto Pré-Vestibular Social, um curso preparatório para ingresso nas universidades e aprovação no Encceja. Devido à pandemia as atividades foram realizadas de forma remota, o que nos possibilitou acessar jovens de outras cidades. Além do Rio de Janeiro, o projeto contou com alunos do Sul e do Nordeste do Brasil.

 

Diante da crise que se abateu sobre a educação devido à pandemia Covid-19, ao longo de 2020 a maioria dos jovens brasileiros não frequentou a escola e nem conseguiu acessar material formativo. Muitos se preparam para o Enem sem nenhum acompanhamento e alguns, como nossos alunos, tiveram o apoio de iniciativas de Organizações da Sociedade Civil. 

 

Neste contexto, nosso objetivo foi atravessado pela crise nos levando a  compreender que, para além do ingresso nas universidades,  era preciso agir na recuperação de  lacunas referentes aos conteúdos que não foram acessados por estes alunos  em suas instituições de ensino. 

 

O projeto contou com ampla equipe de educadores e monitores, oferecendo todas as disciplinas preparatórias e uma metodologia inovadora e atraente.

 

A partir dos relatos dos alunos e da equipe é possível mensurar a importância deste projeto e o absoluto êxito desta ação que pôde, em meio à maior crise sanitária da modernidade, garantir a jovens das camadas mais populares da sociedade a oferta de um serviço de qualidade, com equipe de educadores competentes em suas áreas  e acompanhamento social de forma gratuita,  um serviço de importância fundamental no combate às desigualdades sociais existentes no acesso ao Ensino Superior.  Além de promover a reflexão e a sociabilidade. O projeto também contou com ações complementares como o Projeto Profissões, um espaço de diálogo entre estudantes e profissionais de diversas áreas, onde os jovens recebiam orientações sobre carreira e escolhas profissionais.

Confira a lista dos nossos alunos aprovados em Instituições de Ensino Superior: 

 - Jéssika Santos - Fisioterapia na UNINORTE

- Luan Szlezinger - Ciências Biológicas na UFF

- Gabriela Pontes - Administração na UNIGRANRIO

- Guilherme Veloso - Ciências Atuariais - UFRJ

bottom of page