top of page

Redes Afirmativas
Se a Favela Fosse Minha

O Projeto Redes Afirmativas - Se A Favela Fosse Minha, realizado a partir do financiamento da Casa Madre,  consiste em um espaço de pesquisa e ação através do qual jovens de cinco diferentes comunidades trabalham em rede para diagnosticar problemas e elaborar projetos de intervenção que possam contribuir para a solução destes problemas. O objetivo central deste projeto é formar jovens para que estes se tornem agentes de seus territórios, promovendo ações que contribuam para transformação destas comunidades e para que estes jovens se tornem multiplicadores deste conhecimento. O projeto é realizado em 5 comunidades do Rio de Janeiro: favelas do Alto da Boa Vista, Borel, Rocinha, Salgueiro e Vidigal. 

 

A metodologia utilizada no Projeto Redes tem base na Metodologia de Projetos de Trabalho de Fernando Hernández (1998), unida à funcionalidade e inovação das ferramentas digitais. Nos Projetos de Trabalho o conhecimento é visto como um processo global, construído numa relação entre os aspectos cognitivos, emocionais e sociais, através do qual o aluno aprende protagonizando as etapas da construção do conhecimento, estabelecendo relações, confrontando, vivenciando emoções e experiências de vida. Tomando decisões diante dos fatos, os alunos vivem a experiência de intervir na realidade tornando-se sujeitos de seus processos de aprendizagem. A partir desta premissa, os jovens precisam passar por três etapas de desenvolvimento: Diagnóstico, Laboratório de Projetos e Ação no Território. 

O projeto teve início em junho de 2021. Os jovens bolsistas concluíram o Diagnóstico sobre suas comunidades, elaboraram projetos propondo ações de intervenção a fim de colaborar para a solução dos problemas identificados na primeira etapa, finalizando a etapa Ações no Território, executando suas propostas. Como culminância do projeto, os jovens participantes junto com a coordenadora, Melissa Arievo, criaram um podcast para contar sobre o processo de desenvolvimento e execução de cada projeto, disponível no Spotify, confira aqui. Para saber mais sobre os projetos criados pelos jovens do Redes Afirmativas, acesse nossas redes sociais e confira!

 

bottom of page